Conheça a primeira impressora de comida do mundo

Em um futuro não muito distante, tudo poderá ser impresso por impressoras 3D. Acha essa afirmação meio absurda? Pois então é bom dar um rolé pela área de impressoras 3D da CES. Por aqui, quase tudo tá ganhando forma com base nessas máquinas.

Tem impressora de plástico, de porcelana, de metal e até de açúcar e chocolate! Pois é, já tem comida sendo impressa por aqui! A gente experimentou o conteúdo impresso por essa turma da 3D Systems. O cheio no stand não deixa dúvidas: é açúcar puro que se manipula aqui. A máquina usa o mesmo processo de outros materiais.

 

O açúcar é misturado com água e aí, é possível começar a moldar o produto final. Para dar cor, é só misturar um pouquinho de anilina, que é uma tinta comestível. O resultado é esse aqui: bolos e doces impressos em minutos. O mais legal é que uma impressora dessas custa menos de 5 mil dólares nos Estados Unidos.

E aí, tem algum confeiteiro na nossa audiência com as mãos coçando pra comprar uma dessas? Agora, voltando um pouquinho no processo: para dar forma a essas brincadeiras, é preciso ter um arquivo digital com informações em 3D do produto. Para isso, algumas empresas estão  desenvolvendo scanners capazes de reconhecer objetos 3D como se estivéssemos em filmes de ficção científica.

Existe um dispositivo que basta apontar para o objeto, fazer alguns movimentos e pronto! O objeto é identificado em tempo real na tela do computador. Em um outro dispositivo basta você colocar o objeto original no meio do disco e aperta um botão.

O disco vai rodando, dois raios laser vão identificando o que está ali e o resultado é digitalizado. Com 10 minutos, tudo está pronto, e aí é só imprimir. Legal, né? Agora…Pra quem vai mexer com esse tipo de produção, também tem um produto legal mostrado aqui. É o Mouse 3D.

Com ele, é possível movimentar e interagir com objetos 3D sem muito esforço. Ele tem alguns comandos diferentes e aí você pode pegar, girar, afastar os objetos como se eles estivessem em sua mão!

Ainda não tem data para lançamento dessas novidades no Brasil. De qualquer forma, é bom saber que elas existem e proporcionam novas oportunidades de negócio para quem tem condições de importar máquinas assim. Os preços nos Estados Unidos já estão, sim, super convidativos.

E você, acredita que o futuro da comida será assim?

Fonte: https://twitter.com/eudetpmoficial